Moving/Garage Sale: Dicas de sucesso!


Nossas vendas foram um sucesso, mas acho que contamos com um pouco de sorte e um pouco de organização. Nossas estratégias, nem todas traçadas de uma só vez, nos ajudaram a tomar decisões e a dar continuidade ao processo de vendas. Veja algumas delas:

1) Criação de uma lista de pertences. Nesta etapa é necessário criar e praticar o desapego! É necessário decidir o que vai conosco e o que fica. O que é essencial e o que é desnecessário (o que se pode comprar novamente). Nesta lista é interessante conter, no mínimo, 1) o nome do produto, 2) a categoria do produto (sala, quarto, cozinha, etc), 3) o preço pretendido, 4) o preço mínimo e 5) valor praticado. Outras informações que podem ajudar são: A) coluna para “Ok” se o produto já foi publicado/anunciado, B) coluna para valor de sinal, C) coluna para reserva com sinal/interessados. Nós fizemos um documento para acesso online (googledocs) para facilitar nossa vida. É interessante incrementar esta tabela com fórmulas.

2) Gerenciador do blog. Depois veio a dúvida sobre o gerenciador do blog: O Blogger / Blog Spot já era conhecido e o WordPress tinha ouvido falar muito e fiquei curiosa. Brincando no WordPress verificamos que existiam facilidades diferenciadas do Blogger e decidimos nos arriscar (mais eu do que o Rodolfo). Dentre as coisas que chamaram a atenção destaco o “BlogStats” que apresenta gráficos e resumos das visitas ao site (quantidade diária, semanal e mensal de visitantes, por onde entram, posts mais visitados, etc.)

3) Criação do Blog. Acho que nesta etapa o mais difícil foi escolher um nome para o blog (acabei escolhendo sozinha -Rodolfo teve que engulir o VoilaCanada… hehe – claro que ela não pensou na facilidade de divulgação 🙂 hahahahaha). O motivo da utilização do blog era claro: vender nossos preciosos bens. Mas este foi o segundo desafio: iniciar o procedimento de publicação dos posts apresentando nossos pertences de uso diário 4 meses antes de viajarmos (ansiedade, medo, reflexão… muita calma nesta hora e sangue frio para começar). Eu sabia que só começando para saber que corpo o blog tomaria e aos poucos faríamos ajustes de publicação dos posts e entenderíamos a repercurssão que o blog poderia ter. E assim que publicamos umas 5 coisas (posts) decidimos que já era hora de publicar o site, colocar o voilacanada no ar.

4) Divulgação do Blog. Com a publicação de alguns poucos itens e com a certeza de que aquele seria o modelo de blog que adotaríamos, decidimos colocá-lo no ar. Era hora de tornar aquela informação, até então privada, pública para o  mundo. Um pouco de nossas vidas, de nossos sonhos, tornaram-se públicos, pela primeira vez, a partir da frase do dia que se publica no GTalk <voilacanada.wordpress.com>. Foi lá que, timidamente, anunciei ao mundo que tínhamos um blog para vender nossas coisas. Para minha supresa  a repercussão foi grande e em apenas um dia tivemos umas 30-40 visitas. Em três dias umas 100, e em uma semana 300 visitas. Eu estava achando aquilo o máximo. Aconteceu que alguns amigos já sabiam da nossa aventura e repassaram, mesmo sem pedirmos, o endereço do blog para amigos via email – divulgação viral. Então entendemos que a estratégia de anunciar o blog via email seria uma boa: seriam listas de discussão, lista de amigos, familiares, alunos, etc. E a cada envio de email o número de visitas aumentava muito (um dia chegamos a ter mais de 1000 mil visitantes/dia). Mas isso não aconteceu por muito tempo: só enquanto era novidade. Nos últimos emails a quantidade de visitas, que embora continuava a aumentar, apresentava números pouco significativos. O que aconteceu? As pessoas pareciam já saber o que encontrar no blog – embora estivéssemos sempre postando alguma coisa nova. Então fica a dica: faça sua divulgação viral somente quando tiver um bom número de itens já publicados para venda. Ah! Quantas visitas tivemos até o final do nosso Moving Sale? mais de 11.000 mil vistas. Não foi pouco não!!! 😀

5) Post (Formato). Fotos! Elas são muito importantes! Dificilmente alguém vai parar para ler uma lista de 100 linhas de itens a serem vendidos. Sem falar que fotos chamam mais a atenção do seu visitante (uma imagem vale por mil palavras). Sem falar também que uma forma mais simpática de tratar o visitante interessado em adiquirir um de seus pertences 🙂 Mas as descrições também são importantes. Dimensões são importantes. E por último o valor. Nos nossos posts, anunciados meses antes da nossa partida, tinha, ainda, a data possível de entrega do produto: Data prevista final de dezembro (para itens como cama e geladeira) ou Entrega imediata. Estas duas informações são importantes para o seu visitantes possível e potencial comprador: portanto, seja simpático, mais uma vez, e destaque o preço e o prazo de entrega do produto utilizando negrito e/ou uma cor quente na fonte desta informação.

6) Post (Marcadores/Tags). Foram importantes para agrupar itens da mesma categoria. Utilizamos marcadores que representavam o local da casa onde poderiam ser encontrados (quarto casal, quarto bebê, cozinha, sala, lavanderia, etc), ou o tipo de uso que o item poderia ter/ser (lazer, decoração, eletrodoméstico, eletrônico, etc). Quando as vendas esquentaram os maracadores nos ajudaram a criar um outro grupo (Vendidos e Disponíveis). Estes dois grupos permitiam um acesso mais fácil aos itens que ainda estavam disponíveis, retirando da lista aqueles itens que já tinham sido vendidos. Mas isso só funciona para quem tem um domínio maior da internet. Sim, tem gente que não usa, não sabe para que serve e esta estratégia acaba não funcionando para alguns. Mas não é motivo para retirar os filtros. Quando alguém sugeriu despublicar o que já tinha sido vendido entendemos que devíamos oferecer algumas coisas para facilitar a visualização do que estava disponível. Fizemos duas coisas: utilizamos Stickys e criamos um link mais visível de acesso aos itens disponíveis. Para vender os itens mais caros publicados lá no começo do blog e, por isso, no final da lista normal de posts, decidimos colocar “Sticky” para que ficassem no topo da lista de posts (mesmo que houvessem novas publicações os mais caros estariam no topo da lista). Outra estratégia foi criar uma caixa com apenas dois links na lateral direita de ferramentas públicas, logo abaixo da caixa de busca: lá poderiam ser lidos e clicados: PROMOÇÕES e DISPONÍVEIS. Somente no final (1 semana antes do garage sale) começamos a despublicar os itens já vendidos, quando eles superavam o número de itens ainda disponíveis.

7) Pagamento. Receber em dinheiro é importante por que  estamos indo embora do Brasil. Não ter que depositar cheques facilita questões financeiras. O valor referente ao sinal de produtos a serem entregues somente perto do dia da partida compromete tanto o comprador (que garante sua compra) quanto o vendedor (que garante sua venda e não oferecerá este produto para mais ninguém). RESERVAS JAMAIS DÃO CERTO! Entrar em acordo com o interessado para pagar o sinal é a melhor forma de garantir uma reserva. No nosso caso trabalhamos com 20% do valor devido, mas eu sugiro aumentar o percentual, pois assim, aumenta o comprometimento da compra (colocaremos na próxima, 40%). Deixamos de vender algumas coisas porque acabamos fazendo algumas concessões…. acho que a regra a seguir é: Amigos, amigos. Negócios, a parte! 😉. Em tempo: como você vai trabalhar com uma tabela com valor desejado e valor mínimo não deixe de esclarecer a possibilidade da negociação. Tem gente que tem vergonha e acaba deixando de dar um lance que estaria dentro do preço mínimo aceitável…. e numa dessas a venda pode até ser perdida :(.

Por razões pessoais achamos melhor despublicar os itens anunciados. Mas de recordação deixamos dois posts que representam o formato de como fizemos os posts: um par de pantufas não vendidos (desperdício, tão lindas…) e uma árvore de natal que foi vendida. Foram mais de 140 itens publicados! Sem contar itens que só apareceram no dia do garage sale, os livros que foram condensados em um único post (foto de prateleira com direito a amplicação para leitura do título) e outros itens que por semelhança compartilharam o mesmo posts.

Bom, se eu lembrar de mais alguma coisa eu amplio o post. Se você tiver alguma dúvida manda uma mensagem.
Grande abraço!

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